É muito comum esquecermos de dar aquela conferida na pressão dos pneus, talvez até por conta da correria do dia-a-dia. Isso torna-se um erro muito comum à todos nós, porém devemos ficar atentos às consequências que isso pode trazer para nossos carros e principalmente a nós mesmos, comprometendo até mesmo a própria segurança.
A estabilidade do veículo está diretamente ligada à utilização da correta pressão.
Recomendamos a calibragem dos pneus à frio, ou seja, quando:
Recomendamos a calibragem dos pneus à frio, ou seja, quando:
O veículo está parado há uma hora, no mínimo.
O veículo não rodou mais de 2 ou 3 Km à velocidade reduzida.
O veículo não rodou mais de 2 ou 3 Km à velocidade reduzida.
Quando for necessário retificar as pressões com os pneumáticos quentes, é preciso tomar as seguintes precauções:
Não desinflar.
Aumentar 4 PSI (0,3 BAR) ás pressões recomendadas.
Respeitar as diferenças de pressões entre eixos.
Assim que tiver oportunidade, verifique as pressões com o pneu frio.
Pressão dos Pneus
- Seguir a recomendação do fabricante do veículo.
>> se você não sabe qual a pressão indicada por seu fabricante o G85 te dá uma mãozinha. Consulte o link e veja:
- Corrigi-las sempre com os pneus frios, isto é, antes de iniciar a rodagem.
- Freqüência de correção mínima: duas vezes ao mês, com manômetros aferidos.
OBS: Nunca retire ar dos pneus quentes, isto é, durante ou logo após a rodagem. Verifique sempre se há fugas lentas de ar pela base ou núcleo da válvula. Coloque sempre tampas nas válvulas.
Pressão dos Pneus - Fora de Estrada
Para a maior parte dos casos de condução fora de estrada é permitido manter as pressões adotadas em estrada. Todavia, em condições extremas valem as seguintes regras:
Lama - é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contato do pneu com o solo (capacidade de flutuação);
Rocha - manter a pressão normal. Reduzí-la significa aumentar o risco de "picotar" a banda de rodagem ou até cortar o pneu lateralmente;
Areia - sobre areia não compactada é permitido reduzir a pressão dos pneus para aumentar a tração
Água - manter a pressão normal porque não será possível ver os obstáculos submersos.
OBS : Nunca use nos pneus de seu veículo pressão inferior a 16 b/pol2.
Em casos nos quais foi necessário reduzir a pressão dos pneus, recalibrá-los o mais rápido possível.
Enquanto não recalibrar os pneus, dirija devagar, e sob enhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80 km/h.
Pneu descalibrado faz o carro consumir mais combustível
Posso utilizar Nitrogênio para inflar meus pneus?
Uso do Nitrogênio pode trazer alguns benefícios ao Pneumático:
Menor temperatura externa;
Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito.
Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito.
Veja mais um vídeo separado por nós para demonstrar o que acontece na prática: