O projeto de um automóvel assegura todas as possibilidades de uso, portanto se você quiser alterar algum componente é preciso muita cautela para não comprometer a carroceria e principalmente a dirigibilidade em alguns casos. Mas quem gosta de carro sabe: REBAIXADO É SHOW !!!
Nos carros rebaixados, o método mais utilizado é o corte das molas. Outra opção seria a compressão ou o destemperamento das molas, estes mais arriscados e até inseguros. Em quaisquer dos casos, essa prática diminui o curso dos amortecedores e, conseqüentemente, a vida útil de todos os componentes da suspensão. Já existem amortecedores e molas especiais para essa finalidade, mas o custo é elevado e o tempo de instalação é demorado, porém quem usa afirma valer a pena.
A tendência é que um carro rebaixado tenha mais estabilidade, já que o centro de gravidade também fica mais baixo, porém o conforto fica comprometido se o processo for feito de maneira errada. A suspensão original dos carros é a que sempre entrega o melhor equilíbrio entre estabilidade e conforto.
Atualmente, o rebaixamento da suspensão é uma pratica legalizada. Entrou em vigor no dia 1º de maio de 2008 a resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Embora não especifique quais tipos de modificação poderão ser feitas, a resolução não permite o uso de molas com regulagem de altura. Deste modo, não estão homologados os sistemas com rosca, ar, elétricos ou a pistão.
obs.: o que me intriga é legalidade de alguns ônibus leitos que circulam diariamente em nossa cidade/estado terem a possibilidade de regular a suspensão de acordo com o terreno. Se não pode suspensão regulável, porque empresas como Fretcar, Guanabara e Gertaxi têm ônibus com esses sistemas?
Quem quiser alterar a altura do veículo, seja levantar ou rebaixar, deve levar o carro para uma inspeção que avaliará a modificação. Essa inspeção só pode ser realizada em local cadastrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Após aprovada a alteração, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Depois disso, é preciso levar o veículo ao Departamento de Trânsito (Detran) para acrescentar ao documento a inscrição "medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo do veículo", como consta na nova resolução. Vale lembrar que ao efetuar as manutenções na suspensão o ideal é substituir uma peça por outra da mesma marca.
MAS NÃO É DE GRAÇA .. VOCÊ VAI TER QUE PAGAR DUAS TAXAS (UMA DA VISTORIA DO DETRAN E OUTRA DO INMETRO), QUE VARIA MUITO DE ACORDO COM A CIDADE, ENTRE R$ 200,00 a R$ 500,00. (realmente não sei quanto custa aqui em Fortaleza-ce)
É ACONSELHÁVEL QUE VOCÊS, DEPOIS QUE SAÍREM DO INMETRO, FAÇAM UMA CÓPIA DO LAUDO AUTENTICADO EM CARTÓRIO, POIS O LAUDO ORIGINAL VAI FICAR NO DENTRAN!! SÓ POR SEGURANÇA MESMO.
Separei este vídeo,antigo e já bem manjado, mas que ajuda bastante a entender algumas vantagens e desvantagens dos rebaixados.
Separei este vídeo,antigo e já bem manjado, mas que ajuda bastante a entender algumas vantagens e desvantagens dos rebaixados.