German Look


Pouca gente sabe o que é German Look no Brasil, mas mundo afora é um dos estilos mais adotados como linha para customização. A maioria dos projetos sérios de tuning seguem alguma linha de estilo.Assim nasceram os Dub Stile, Euro Look, JDM, Muscle Cars entre outros termos que os apaixonados por veículos costumam citar e deixar os amigos que gostam de futebol de cabelo em pé.





German Look e Euro Look se misturam quando tentamos definir o que é este estilo de customização. A formação deste movimento data da década de 70, quando os alemães pegavam Volkswagens 1302 e 1303 e os tornavam veículos com desempenho compatíveis com as auto estradas alemãs sem limite de velocidade, as famosas autobahn.


Por ser um tuning voltado realmente a melhorar as características dinâmicas de um carro, o German Look é um dos estilos mais preferidos pelos europeus para modificar os seus carros já que é muito comum estradas com limites de velocidade altos ou competições amadoras acessíveis.


No início geralmente só modelos Volkswagen eram “tunados” com este estilo, porém hoje em dia é comum vermos outros carros de marcas variadas seguindo essa tendência. A facilidade para aplicação de peças da Porsche nos modelos da Volks foi a grande responsável pela rápida disseminação da moda.






O Porsche 356 possuia cerca de 50% das peças em comum com um Fusca convencional. Com o tempo, a evolução da Porsche levou-a a construção de um modelo totalmente novo, o mítico 911, que foi lançado em 1964, porém este modelo também é utilizado como doador de peças para os “German Look”


A prática de transformar Fuscas em “Porsches camuflados” foi se tornando popular e adquirindo mais adeptos pela facilidade e pela beleza que geralmente era conseguida com essas transformações, beleza mecânica, pois a última coisa que um alemão pensa ao tunar um carro é como ele vai ficar visto e sim como ele será rápido!


Um German look é geralmente reconhecido por dois detalhes básicos: Rodas com tala bem mais larga do que a original, visando obter o máximo de aderência possível em curvas, já que a suspensão dos carros não eram tão boas quanto as de hoje e para-lamas alargados para caberem essas rodas.


Junto a esse pacote, podemos ter, ou não modificações externas, mas geralmente tentam manter o carro o mais original possível, no máximo utilizando acessórios originais da marca, mesmo de modelos mais novos.


Lógico que essas modificações não teriam a maior necessidade sem um motor mais potente, e obrigatoriamente os carros que seguem este estilo devem ter upgrades que os tornem mais rápidos em aceleração e velocidade máxima.


O Interior de um German Look deve ser luxuoso, mas sem nenhum acessório que deixe o carro pesado em demasia, afinal, a palavra ordem é desempenho e não beleza. São admitidos acessórios de carros de outras épocas no caso de carros antigos, porém sempre aplicados com a descrição “germanica”.


A fabricante de rodas BBS se consagrou junto ao mundo por ser praticamente um item de série nos carros esportivos europeus nos anos 80 e 90. Hoje os seguidores do German Look que possuem Fuscas tendem a utilizar rodas Porsche mais novas, porém os puristas sempre utilizam as BBSraiadas.


No Brasil o movimento foi apoiado pela Dacon, concessionária da Volkswagen que fazia o maior sucesso no Brasil nos anos 70 por ser a representante nacional da Porsche. Alguns modelos nacionais como a Brasilia e o Karman Guia recebiam mecânica Porsche e acessórios no melhor estilo German Look e eram cobiçados pelos “playboys” da época.






Era comum as pessoas falarem “coloquei no meu possante um jogo de talas largas” geralmente rodas de ferro re-soldadas para imitarem os efeitos conseguidos pelas rodas BBS alemãs.


Hoje no Brasil é um estilo um pouco esquecido entre os mais jovens, principalmente pela febre gerada no filme Velozes e Furiosos, onde a cultura “Import Cars” foi embutida na cabeça das pessoas como uma mensagem subliminar.


Vejam algumas fotos do estilo: