De origem asiática, o estilo JDM (Japan Domestic Market), que significa carro do mercado doméstico japonês, está presente nas ruas e corridas do continente asiático, e adorado por fãs no mundo inteiro.
O público na grande maioria, são jovens que estão adquirindo o primeiro carro e preferem investir pouco no visual e desviando o investimento para o motor. Trata-se de uma união entre a personalização exterior que preserva e respeita as linhas originais do carro e a alta performance no motor, que busca um melhor rendimento com a instalação de turbo compressor ou mesmo otimizando a aspiração.
O próprio nome JDM já se subentende que os carros de fabricantes japoneses são elementos fundamentais para entrar nesse clã. Como os Honda Civic, Acura NSX, Nissan Sky Line que são bem conhecido. Suas características externas marcantes são as lanternas de pisca dianteiros na cor âmbar (laranja), rodas cromadas ou personalizadas de outras cores e que variam de 13 a 17 polegadas, o capô em fibra de carbono ou outra cor diferente da carroceria e com um body kit de simples concepção, pois o estilo preserva as linhas originais, restringindo a personalização de detalhes para formar um visual esportivo, mas sem o ar de agressividade dos carros tuning com seus body kit chamativos e luzes de neon.
A verdadeira essência do JDM está de baixo do capô, o motor é trabalhado desde o cabeçote, pistões, bielas forjadas, comando de válvulas com maior abertura, coletores, disco de freios com melhor eficiência, amortecedores mais rígidos, controladores de bicos com maior vazão sem esquecer da personalização das peças para exibir um visual agradável também, essa é a diferença para o TUNING, o JDM concentrar o investimento dentro do cofre do motor e deixando para segundo plano a estética mesmo com as diversas variações de visual externo o principal é andar na frente. Outros itens são obrigatórios, como bancos esportivos, instrumentação, volantes mais robustos. A busca de um carro de alta performance, leva os proprietários investirem na segurança do carro e deles próprios, são instalados barras anti-torção superiores e inferiores na dianteira e traseiras, bancos esportivos modelo cocha, o "Santo Antônio" interno o que deixa semelhante a carros de corridas. O sistema de áudio geralmente é um mero opcional, existe quem invista ou não neste item.
Existe JDM aqui no Brasil?
Carros para isso existem o próprio Honda Civic teve seu mercado inflacionado pela tamanha procura, mais é raro ver um legitimo JDM, pois é muito caro o investimento de peças especificas para os motores importados e preparadores aptos com equipamentos. Há algumas variações de carros nacionais de fabricantes ocidentais como VW Saveiro, GM Corsa, Fiat Marea com rodas de 13 a 17 polegadas, e com capo personalizados em preto fosco, que sem motivo aparente apenas aqui esse conceito de peça sem brilho é usado na maioria das personalizações o que se enquadra no estilo tuning em nosso país.
Carros para isso existem o próprio Honda Civic teve seu mercado inflacionado pela tamanha procura, mais é raro ver um legitimo JDM, pois é muito caro o investimento de peças especificas para os motores importados e preparadores aptos com equipamentos. Há algumas variações de carros nacionais de fabricantes ocidentais como VW Saveiro, GM Corsa, Fiat Marea com rodas de 13 a 17 polegadas, e com capo personalizados em preto fosco, que sem motivo aparente apenas aqui esse conceito de peça sem brilho é usado na maioria das personalizações o que se enquadra no estilo tuning em nosso país.
FOTOS
Vídeos - estilo no Brasil